sexta-feira, 18 de julho de 2008

Pão de Coalhada e Mel

Ontem eu estava com vontade de comer pão feito em casa. Quentinho, deixando a casa com cheirinho bom. Mas estava com preguiça e decidi fazer na MFP. Escolhi a receita e comecei a fazer. Foi quando mudei tudo no meio do caminho, lembrei do pote de coalhada que estava na geladeira e pensei, "acho que pode ser uma boa oportunidade para usá-lo". Ganhei um pote de mel da minha avó e queria usá-lo também. Pensar que comecei a receita de bisnaguinhas e acabei com este pão. Ficou bem gostoso, com sabor suave, macio, matou a minha vontade de pão caseiro com pouco trabalho e muito sabor.

Pão de Coalhada e Mel

Ingredientes:
(esponja)
100g de farinha de trigo
100 ml de água
10g de fermento biológico seco
(massa)
1 copo (200g) de coalhada
3 colheres (sopa) de mel
2 colheres (chá) de sal
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de linhaça
1 colher (sopa) de gergelim
150g de farinha de trigo integral
200g de farinha de trigo

Preparo: Faça a esponja: misture os três ingredientes e deixe descansar por 15 minutos. Passado este tempo, coloque a esponja na MFP, junte o restante dos ingredientes e coloque no ciclo 1 (básico) da máquina. Foi este o trabalho que eu tive. Depois foi só passar manteiga e comer, sem pressa.

Dica: Para não errar, existem diferenças entre farinhas, portanto deixe sempre um pouco da farinha citada na receita separada (eu costumo deixar 100g) e vá adicionando aos poucos, conforme a massa pedir. O ponto na MFP é formar uma bola de massa, nem seca nem muito úmida. Se ficar seca, colocar água às colheradas até chegar no ponto e se se ficar úmida, proceder do mesmo modo, só que com farinha.

5 comentários:

edinha disse...

Que maravilha de pão.
Beijinho

Isabel Salvador disse...

que rico pãozinho amiga,jinhos grandes

ameixa seca disse...

Gostei desta receita :) Eu só como pão integral... Já sei onde vir buscar mais uma receita para a MFP :)

claudia disse...

Que pãozinho apetitoso!

Letícia disse...

Meninas, esse pão foi uma invenção doida que deu certo...mas que podia dar errado. Enfim, ainda bem que ficou bom, eu gostei muito do resultado e fico contente que vcs tenham gostado. Bjos a todas.

Related Posts with Thumbnails